Por uma “mente sã num corpo são”.
Uma boa saúde mental liga-se a pensamentos e sentimentos positivos sobre nós próprios, como pessoas e em relação às nossas aptidões. A mente tem uma relação direta ou indireta com o corpo. Assim, à medida que “alimentamos” bem a nossa saúde mental com emoções positivas, pensamentos adequados, etc., melhor será a nossa saúde física.
Situações de pressão na nossa vida geram respostas do nosso corpo em forma de stress, depressão, ansiedade, raiva, entre outras, que podem chegar a provocar diversos problemas físicos que dão origem às chamadas doenças psicossomáticas (do termo psique=mente e soma=corpo), ou seja, distúrbios físicos causados por transtornos psicológicos e sociais.
Realizar uma atividade física promoverá o seu bem-estar e saúde mental, melhorando o humor e o sono e diminuindo a ansiedade e o stress.
Andar de bicicleta aumenta o seu estado de felicidade, fortalece a sua autoestima e confiança; melhora as suas capacidades criativas e cognitivas, diminui os níveis de stress e ansiedade reforçando o sistema imunitário e prevenindo a manifestação de múltiplas doenças.
Uma vez que este maravilhoso desporto pode claramente contribuir para melhorar a condição física e mental da nossa sociedade, deve ser uma tarefa social e política promover as condições que permitirão a elaboração necessária de programas de exercício físico e aprendizagem como RIDE SMARTER® para toda a população com especial ênfase nas crianças e nos idosos, para que, a médio prazo, possamos fazer com que o efeito da atividade física sobre a mente permita o desenvolvimento da tão desejada
“mente sã num corpo são”.